quarta, 02 de agosto de 2017 - 17:10h
Pesquisa aponta satisfação do público durante a Festa de São Tiago
Visitantes compareceram em peso durante a programação, por conta da facilidade do acesso à Vila de Mazagão Velho, superando as expectativas para este ano.
Por: Henrique Borges
Foto: Henrique Borges
Equipe da Setur ouviu moradores, visitantes e empreendedores para saber sobre a avaliação a respeito da Festa de São Tiago

O Governo do Estado do Amapá (GEA) se preocupou em saber o que os visitantes da Festa de São Tiago acharam do evento, realizando uma pesquisa de satisfação de público, com os visitantes e também com os empreendedores que investiram nos pequenos negócios, em Mazagão Velho, no período de 16 a 25 de julho.

A Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) usou dois mil formulários para geração de dados estatísticos durante o período do evento, que teve a estimativa de mais de 50 mil visitantes, sendo recorde de público após a inauguração da Ponte da Integração, já que as pessoas não precisaram passar horas aguardando a travessia de balsas, como nos anos anteriores.

Cerca de 30% dos entrevistados na pesquisa de satisfação de público disseram estar na primeira vez na festividade, por conta da facilidade do acesso pela ponte do Rio Matapi e também pela Rodovia AP-010, entre a sede de Mazagão e a Vila, e 99% afirmaram que pretendem comparecer novamente. Sobre a recomendação para outras pessoas, 90% responderam que pretendem indicar o evento para amigos e familiares.

Na pesquisa com os empreendedores foi questionado o retorno financeiro, 99% disseram que foi positivo, superando as expectativas. O período de melhor venda foi de 21 a 25 de julho e 90% afirmaram que pretendem investir novamente no evento.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, Mazagão é um forte polo turístico, que só tende a trazer benefícios para o Amapá. “Com a facilidade do acesso ao município de Mazagão, a Festividade de São Tiago se consolida como um dos principais produtos turísticos do nosso Estado. Este ano é apenas o começo; com a pesquisa, podemos identificar os erros e melhorar ainda mais a organização, para atender melhor o público nos anos seguintes”, ressaltou a secretária.

Capacitações e oficinas

Além das pesquisas, a Setur também realizou outras ações, como oficinas de capacitação com empreendedores, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), para que os comerciantes atendessem o público de forma mais qualificada e receptiva.

Os condutores locais, moradores que passam informações para visitantes, participaram de uma capacitação teórica e prática, visitando pontos turísticos de Mazagão Velho e repassando informações sobre atendimento de turistas, visando incentivar a atividade turística como alternativa para geração de emprego e renda para a comunidade.

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