terça, 03 de janeiro de 2017 - 16:46h
Casa do Artesão recebe reforma estrutural e adaptações
Serviços estarão concentrados na substituição do telhado, pintura e reforma dos banheiros
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
No período de reforma, peças artesanais serão remanejadas para comercialização no Marco Zero

A Casa do Artesão começou a ser reformada e revitalizada. As obras iniciaram na terça-feira, 3, e estão orçadas em R$ 480 mil. Os recursos investidos são do Governo do Amapá. Na primeira etapa, os serviços estarão concentrados na substituição do telhado, pintura, troca da fiação elétrica e reforma dos banheiros.

Para que não ocorra interrupção nas vendas de artesanato e o atendimento ao público, a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) fez uma parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). As peças da Casa do Artesão estão sendo transferidas para o Monumento Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá. Lá vai funcionar um anexo da Casa do Artesão. As vendas de artesanato serão das 8 às 17h30, de terça a domingo.

“Estamos levando as peças para o salão cultural do Monumento Marco Zero para ficarem expostas durante o período de reforma da Casa do Artesão. Creio que até quinta-feira, 5, tudo estará devidamente montado para que a população, principalmente os turistas, possam visitar e comprar nosso artesanato”, disse Maria Vilma Sá de Mendonça, gerente da Casa do Artesão.

A reforma do espaço era uma antiga reivindicação dos artesãos. Atualmente, há cerca de 30 mil peças artesanais consignadas e um total de 130 profissionais cadastrados.

A obra é executada pela empresa Engetor Ltda, contratada via licitação pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). De acordo com o engenheiro, Sérgio Torres, uma das novidades é o telhado novo que será implantado. As telhas de barro serão substituídas por telhas em aço galvanizado com revestimento térmico e antiacústico. “Isto permitirá mais claridade natural ao ambiente”, afirmou.

A segunda etapa da obra inclui a reforma no piso interno, luminárias e urbanização da área externa da Casa do Artesão. “O governador Waldez Góes foi sensível e de pronto autorizou a reforma do prédio. É uma obra aguardada com muita expectativa, pois o local é um atrativo turístico bastante visitado e uma referência na venda de artesanato no Amapá”, observou o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Alex Pereira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá