quinta, 03 de agosto de 2017 - 19:12h
Governo reestrutura rede de atendimento ao trabalhador em dois municípios
Equipe do Sine também participou de reunião com a diretoria da mineradora Beadell para que priorize a contratação de mão de obra local.
Por: João Clésio

De olho na abertura de novos postos de trabalho, em especial no setor mineral nos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapá, na região Centro-Oeste do Estado, os técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), cumpriram uma agenda de visitas às duas cidades nos dias 27 e 28 de julho. O objetivo do Governo do Estado é reativar os postos do Sistema Municipal de Empregos (Sime) e estimular a contratação de mão de obra local.

Em Serra do Navio, o posto do Sime estava sem funcionar e foi reativado. Já em Pedra Branca, a estrutura estava pronta, aguardando apenas o aval do Sine para começar a operar. Ficou acordado com os gestores dos dois municípios que os servidores passarão por treinamento prático no Sine Central, em Macapá. A ideia é que acompanhem o trabalho diário desenvolvido, desde o cadastro até o encaminhamento do trabalhador a uma vaga de emprego.

“Vamos prestar todo suporte para que possam desempenhar suas funções de forma eficiente para atender as demandas dos trabalhadores e empresas locais. Eles vão acompanhar o dia a dia do atendimento no Sine, tirar dúvidas, conhecer o sistema e as ferramentas do Ministério do Trabalho”, disse Renata Ferraz Almeida Pelaes, psicóloga do Sine Centro.

A Secretaria do Trabalho vai retornar a Pedra Branca e Serra do Navio, após o treinamento das equipes do Sime, para realizar o cadastro geral dos trabalhadores.

“Estamos recebendo muitas solicitações de prefeituras e empresas para que nossas equipes visitem os municípios. Vamos atender todos os pedidos e levar nosso conhecimento técnico para ajudar na estruturação e organização dos Sime”, acrescentou Luciana Araújo, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

O Sime atua em conjunto como Sine. Tem como função auxiliar o trabalhador na inserção no mercado de trabalho, conforme a necessidade de cada empresa. Também busca por informações nos diversos setores empresariais do município, quanto ao perfil e a qualificação exigidos, orientando e encaminhando os profissionais conforme a necessidade da empresa. Os interessados precisam somente apresentar os documentos pessoais para se cadastrar no Sime.

Contratação local

Em Serra do Navio, a equipe do Sine reuniu com a diretoria de recursos humanos da mineradora Beadell Brasil Ltda. A finalidade foi tratar da disponibilidade de vagas para que sejam preenchidas, preferencialmente, por trabalhadores locais e regiões adjacentes. Outro pedido foi para que os dados das contratações sejam repassados ao Sine.

A mineradora solicitou que o governo, através da Sete, articule junto ao sistema “S” a capacitação para os trabalhadores no próprio município. A proposta é garantir a inserção das vagas ofertadas pela empresa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá