segunda, 07 de agosto de 2017 - 14:25h
Em rápida ação, Polícia Militar recupera materiais furtados do Centro Raimundo Nonato
Órgãos de segurança continuam com as investigações para identificar autores do furto ao Centro.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
Objetos que haviam sido furtados foram recuperados pela polícia e levados ao Ciosp do Pacoval. Material será devolvido ao Centro

Durante o fim de semana, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Amapá recuperou parte do material furtado na madrugada da última sexta-feira 4, no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, no bairro Buritizal, em Macapá. Os materiais foram localizados em uma casa abandonada, localizada na Avenida Diógenes Silva, 1821, no bairro Novo Buritizal, em área de ponte.  

Foram recuperados aparelho televisor, ventiladores, frigobar, computadores, violão, teclado, ferro de passar e máquina de costura. Todo o material foi apresentado no Centro Integrado Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval.

“Houve um trabalho de inteligência por parte do Batalhão de Operações Especiais e conseguimos chegar até uma residência e localizamos parte desse material. Agora estamos apresentando no Ciosp, para procedimentos legais e em seguida será devolvido para o centro educacional”, disse o tenente PM Cecílio Costa, comandante da guarnição que recuperou os objetos.

Nilzete Mendes, diretora do Centro Raimundo Nonato, destacou o empenho das polícias Militar e Civil em resolver o caso. “Nós só temos a agradecer o apoio que estamos recebendo das instituições do Estado. Hoje, apesar dos últimos acontecimentos, estamos mais tranquilos, pois sabemos que já houve uma resposta por parte do poder público”

Depois de ser apresentado no Ciosp, o material foi submetido à perícia na Polícia Técnico-Cientifica do Amapá (Politec) e devolvido ao centro educacional.

O responsável pela Delegacia de Crimes contra o Patrimônio, delegado Celso Pacheco, informou que as investigações para identificar os responsáveis pelo furto na escola continuam. “Quero tranquilizar a população que os serviços de inteligência continuam para chegarmos até os criminosos que praticaram esse furto”, alertou.

Equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) também estão dando apoio ao corpo técnico da escola, que recentemente recebeu o sistema de monitoramento de câmeras, que estão ajudando na identificação dos criminosos. Nos próximos dias, a escola receberá novos equipamentos, substituindo os que foram furtados e melhorando o sistema de ensino no educandário.

Outra ação

A Escola Estadual Josefa Jucileide, localizada no bairro Nova Esperança, também foi alvo de furto na noite do último domingo, 6. Mas uma rápida ação da Policia Militar, através do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM), prendeu em flagrante Eduardo Filipe Tolosa, de 20 anos, conhecido como “Sereia”, que confessou o crime.   

O suspeito informou os locais onde estariam os materiais furtados. Nas residências indicadas os militares encontraram uma impressora multifuncional e um monitor.

Redução

Dados do governo do Estado apontam que no período de agosto a dezembro de 2016 foram registradas 131 ocorrências de furtos e invasões a escolas, enquanto de janeiro a julho de 2017, esse número caiu para 73, nas cidades de Macapá e Santana.

Na capital, a queda foi de 111 para 65 casos, totalizando uma redução de 41,4%. Já em Santana, a redução nas ocorrências foi ainda mais expressiva, totalizando 60%.

Os dados da Divisão de Estatísticas, do Comando Geral da PM, correspondem ao primeiro semestre de 2017, comparados ao 2º semestre de 2016, e são baseado nas ocorrências notificadas do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e nos relatórios mensais das companhias de Policiamento Escolar.

GALERIA DE FOTOS
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá