sexta, 11 de agosto de 2017 - 14:09h
Jovens participam de programação em homenagem ao Dia do Estudante
Ação do Governo do Estado reúne esporte, lazer e cidadania na Zona Norte de Macapá.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Maksuel Martins
Torneios esportivos foram os mais procurados durante a programação em homenagem aos estudantes

Nesta sexta-feira, 11, centenas de jovens da Zona Norte de Macapá participam da programação organizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), em alusão ao Dia do Estudante e ao Dia Internacional da Juventude, comemorados, respectivamente, nos dias 11 e 12 de agosto. A ação inclui atividades de cidadania, orientação profissional, competições esportivas e apresentações culturais, que ocorrem no espaço onde funciona o Projeto Minha Gente e na quadra de esportes da Escola Estadual Maria do Carmo Viana, no bairro Jardim Felicidade II.

A programação faz parte do Mês da Juventude, cujo objetivo é promover bem-estar, lazer e o desenvolvimento integral dos jovens amapaenses ao longo do mês de agosto. “É um momento especial para que os estudantes e a juventude da Zona Norte possam comemorar essa data tão importante”, frisou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos.

Muitos jovens compareceram à ação para participar dos torneios esportivos. O estudante Michell Ferreira, 17, chegou cedo para inscrever sua equipe no torneio de futsal. Morador do bairro Novo Horizonte, ele atua como goleiro no time masculino de futebol na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, onde cursa a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Sou muito envolvido com futebol, quero desenvolver carreira no esporte e esses momentos são uma oportunidade para treinarmos. Espero que esse tipo de ação aconteça mais vezes”, destacou Michell.

Além de futsal, a ação disponibiliza outros esportes, como voleibol, badminton, slackline, xadrez, tênis de mesa, todas nas modalidades masculino e feminino. “Os vencedores das competições de futebol e voleibol são premiados com troféus e medalhas. As outras modalidades funcionam como um workshop com participação de membros da federação de cada esporte, dessa forma o aluno pode conhecer melhor o esporte”, explicou o gerente de Esporte e Lazer da Sejuv, Paulo Portela.

A jovem Isabela Silva, 11, é moradora do bairro Jardim II e aproveitou a ação para aprender um pouco mais sobre xadrez. “Já tive contato com xadrez, algumas vezes, mas ainda estou aprendendo. É difícil, é um jogo que te faz pensar, mas eu estou gostando”, disse, animada. O presidente da Federação de Xadrez do Amapá, Everaldo da Paixão, explica que o esporte estimula a concentração e o raciocínio, por isso é importante que os estudantes tenham acesso a essa modalidade. 

Cidadania

Durante a ação, os jovens tiveram a oportunidade de se cadastrar em programas do governo do Estado, como o ID Jovem - carteira gratuita que garante meia entrada em espetáculos artísticos e esportivos -, duas passagens gratuitas em transportes interestaduais (embarcação, ônibus ou trem). Além disso, os estudantes puderam efetuar inscrição no Curso Pré-Enem, que iniciará na próxima sexta-feira, 18, no Projeto Minha Gente, com aulas voltadas para estudantes da rede pública estadual, que cursam o último ano do ensino médio.

Entre os serviços de cidadania, houve emissão gratuita de documentos como Carteira de Identidade e de Trabalho, realizadas, respectivamente, pela Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec) e pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE); e cadastro no banco de dados do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). O público pôde, ainda, utilizar os serviços do Tribunal Regional Eleitora (TRE) e do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), que prestou atendimentos de orientação jurídica, atendimento psicológico e social em um ônibus móvel.

A estagiária Camila Oliveira, 18, perdeu a Carteira de Identidade e o Título de Eleitor durante uma viagem e aproveitou a ação para tirar a segunda via do documento. “Gostei da iniciativa, ela é muito positiva para os estudantes e a juventude em geral”, frisou. 

Quem participou da ação, recebeu orientação profissional e dicas de marketing pessoal, por meio de palestras e oficinas ministradas pelo professor Álvaro Braga, do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai). Segundo o educador, esse conhecimento é importante para que o jovem saiba como agir ao procurar uma vaga no mercado de trabalho. “No âmbito profissional, se o indivíduo não souber expressar sua capacidade, ele pode perder uma oportunidade de trabalho, por isso a orientação profissional é tão importante”, ressaltou.

Haverá, ainda, programação cultural a partir das 16h até às 20h, com participação de artistas que se inscreveram no Banco de Talentos oportunizado pelo governo do Estado.

Zona Sul

Os jovens da Zona Sul de Macapá também terão a oportunidade de utilizar os serviços disponibilizados em alusão ao Dia do Estudante. A ação ocorrerá em três espaços: no Super Fácil do Beirol, na Escola Estadual Zolito Nunes e Centro Didático Raimundo Adamor Picanço. Serão ofertados os mesmos serviços voltados para a cidadania, o lazer, esporte, saúde e cultura.

Na ocasião, a governo do Estado lançará o Super Fácil Jovem. Trata-se de um complexo de guichês com serviços de benefícios e programas do GEA, destinados a jovens de 15 a 29 anos. Por meio desses guichês, o jovem poderá obter o passe social, as carteiras do ID Jovem ou da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa). Além disso, será possível efetuar inscrições e consultar informações sobre o programa Amapá Jovem, que deve ser lançado nos próximos dias.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso dos jovens aos programas disponibilizados pela governo do Estado especificamente para eles”, frisou a secretária Joelma. Inicialmente, o serviço será ofertado pelo Super Fácil do bairro Beirol, Zona Sul de Macapá, contudo, há um cronograma para que a ação se estenda às demais unidades do Super Fácil na capital e no interior do Amapá.

GALERIA DE FOTOS
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá