quarta, 12 de abril de 2017 - 12:16h
Gestores conhecem preparação de cardápio da merenda escolar
As informações foram repassadas durante o III Encontro de Gestores Escolares para Capacitação em Alimentação Escolar.
Por: Da Redação
Foto: Erich Macias
O evento buscou conscientizar os gestores sobre o gerenciamento correto e prestação de conta dos recursos da merenda escolar

Gestores de escolas estaduais conheceram nesta quarta-feira, 12, como acontece o preparo do cardápio da merenda escolar. As informações foram repassadas durante o III Encontro de Gestores Escolares para Capacitação em Alimentação Escolar, ocorrido no Sebrae, em Macapá. O evento buscou cosncientizar o corpo administrativo das escolas quanto à importância do gerenciamento correto e prestação de conta dos recursos da merenda, para evitar o bloqueio da verba.

O repasse do recurso estadual destinado à merenda está atualizado. Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) antecipou os repasses no valor de R$ 3 milhões, incluindo a manutenção. A verba foi depositada para todos os caixas-escolares das escolas adimplentes. Além dos recursos estaduais, as unidades também receberam verba federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Cardápio

O cardápio da merenda escolar é criado pelo Núcleo de Alimentação Escolar (Nae) da Seed, passa por aprovação do Conselho de Alimentação Escolar (Cae) e é executado sob a responsabilidade dos gestores escolares de cada unidade. Ele é planejado de acordo com o recurso disponível, modalidade de ensino e peculiaridades da região, respeitando a cultura da população e a oferta dos alimentos dos agricultores e fornecedores locais.

A rede estadual de ensino conta com o apoio de nutricionistas nas escolas onde são feitas as avaliações nutricionais, teste de aceitabilidade e atividades de educação nutricional desenvolvidas por meio de oficinas, palestras e orientação sobre a relevância da alimentação correta, especialmente, no processo de ensino-aprendizagem.

Gerenciamento da merenda

O diretor da Escola Estadual Maria Angélica Pereira, José Benedito Andrade, reconhece que o gerenciamento correto dos recursos é fundamental para que os estudantes tenham a alimentação garantida nas escolas. “Temos que ter capacidade técnica e muita responsabilidade para evitar o bloqueio dos recursos. Aqui, estamos recebendo todas as orientações necessárias para fazermos o gerenciamento seguro e a execução adequada da merenda escolar”, avaliou.

O programa Merenda em Foco também foi debatido na reunião.  A iniciativa busca facilitar a captação de recursos federais, fomentar o desenvolvimento econômico regional e garantir merenda escolar de qualidade por meio da valorização da agricultura local e da cultura gastronômica dos estudantes de cada região, a exemplo das comunidades indígenas e quilombolas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá