quinta, 13 de abril de 2017 - 09:19h
Seed e Sejuv anunciam parceira para o cadastramento de estudantes no programa ID Jovem
Programa garante benefícios como meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.
Por: Wellington Costa
Foto: Patrick Tavares
Reunião entre representantes das duas secretarias definiu detalhes da parceria para o cadastramento dos estudantes no ID Jovem

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou parceria com a Secretaria de Políticas para Juventude (Sejuv) visando o cadastramento de beneficiários ao programa Identidade Jovem (ID Jovem). O objetivo é assegurar o direito à cultura e à mobilidade aos jovens amapaenses.

Durante encontro entre a secretária de Educação em exercício, Keuli Baia, técnicos da Seed, secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude do estado, Joelma Santos, e técnicos da Sejuv, foram definidas as ações em parceria. A Seed vai intermediar a conversação com os gestores das escolas da rede estadual para divulgação do programa nas salas de aula, além de ceder espaços como quadra poliesportiva e laboratórios de informática educativa (LiEd’s), para ações de cadastramento de beneficiários do programa pela Sejuv.

“Garantir a parceria vai possibilitar que mais jovens tenham acesso ao programa, principalmente uma parcela de estudantes da rede estadual que se enquadra no perfil do ID Jovem”, reforçou a secretária Keuli Baia.

O ID Jovem garante que brasileiros de 15 a 29 anos, de famílias de baixa renda, tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, de acordo com a Lei nº 12.933/2013 e em conformidade com o Decreto nº 8.537º/2015.

A secretária da Sejuv, Joelma Santos, destacou que cerca de 85 mil jovens amapaenses estão aptos a ter acesso ao benefício. A partir do dia 8 de maio, a Caravana da Juventude vai percorrer a capital e o interior do Estado para realizar o cadastramento de beneficiários.

“Estamos em um esforço concentrado com as prefeituras e a Secretaria de Educação para levar o benefício ao maior número possível de amapaenses. Nossa meta é cadastrar pelo menos 30 mil jovens nessa primeira etapa”, pontuou Joelma.

Um cronograma de atendimento na capital e interior será divulgado pela Sejuv nas próximas semanas.

Sobre o programa ID Jovem

Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, a Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento emitido pelo governo federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização); e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Emissão

A emissão gratuita da identidade será feita somente por meio virtual, por meio de aplicativo ou no site da Caixa Econômica Federal. A estimativa é que ela beneficie 14,8 milhões de brasileiros pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários-mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O documento dará ao jovem o direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais, barcas e trens.

Como fazer

Pela Internet, com o NIS (Número de Identificação Social), o jovem deverá acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, será necessária a impressão da imagem do cartão e a apresentação no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Já pelo aplicativo para smartphones, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar a imagem do cartão. Neste caso, não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá