sábado, 15 de abril de 2017 - 10:35h
Amapá e Ceará firmam parceria em Programa de Alfabetização na Idade Certa
O convênio de cooperação entre os estados está previsto para ser assinado no início de maio
Por: Minália Trugillo
Foto: Secom/Ceará
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, esteve reunida com o secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, em Fortaleza

O Governo do Amapá implantará este ano o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Piac) na rede pública estadual de Educação. Na quarta-feira, 12, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, esteve reunida com o secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, em Fortaleza, para conhecer mais detalhes do Programa.

A iniciativa será implementada no Amapá, a partir de um acordo firmado com o Governo do Ceará. O termo de cooperação está previsto para ser assinado no início de maio.

Este será o terceiro convênio que o Governo do Ceará estabelece com outros estados para levar a experiência do Mais Paic. Estados como o Espírito Santo e Maranhão já efetivaram a parceria.

Segundo Goreth Sousa, o Mais Paic já atrai a atenção do Amapá há algum tempo. “ O programa tem resultados bastante sustentáveis e reconhecimento nacional. Precisamos criar no Amapá a mesma experiência de sucesso que existe no Ceará: a linha invisível da continuidade. A partir da assinatura do termo de parceria, os técnicos do Ceará serão colocados em contato direto com os técnicos do Amapá, para que a iniciativa seja imediatamente implementada”, frisa a secretária.

A secretária também esteve reunida com uma equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem), que apresentou as características do Programa na atuação junto à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. A gestora visitou, ainda, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental (EEIEF) Osvaldo Feitosa de Paiva, no município de Eusébio, situado na Região Metropolitana de Fortaleza.

O secretário de Educação do Ceará,  destaca que serão fornecidos direitos de reprodução do material e capacitação para a formação de professores. "Para nós, é uma honra ajudar nossos colegas do Amapá”.

A iniciativa de cooperação com os municípios do Governo do Estado do Ceará completa 10 anos em 2017, conforme lembra Idilvan Alencar. “É um trabalho coletivo de secretários municipais, prefeitos, diretores escolares e famílias. Esse processo de união e de cooperação é o grande motivo de sucesso do Mais Paic. O conjunto de forças unidas para transformar os resultados da educação, que já rendeu boas mudanças, e ainda apresenta alguns desafios”, finaliza o secretário.


Programa

Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá