quinta, 18 de maio de 2017 - 13:29h
GEA e Inep destacam importância do Censo Escolar para políticas de educação
O evento reuniu gestores de Macapá e Santana, das áreas urbana e rural
Por: Thiago Soeiro
Foto: Erich Macias/SEED
A programação contou ainda com palestras sobre a importância da informação para a construção da políticas públicas no processo de alfabetização, formação de professores e ensino, entre outros temas.

Para promover a troca de informações sobre a realidade do Censo Escolar na educação básica, gestores de escolas públicas e privadas participaram do evento “Encontro Censo Escola: Educação e Vida”. A programação aconteceu nesta quinta-feira, 18, no Museu Sacaca, e foi promovida pelo Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Durante o evento os participante assistiram a palestra ministrada pela coordenadora nacional do Censo Escolar da Educação Básica do Inep, Célia Cristina Araújo, que falou sobre a importância do mecanismo para as políticas públicas de educação. “O Censo Escolar é uma ferramenta rica em informações e serve para que até o próprio gestor possa fazer a avaliação de como está sendo o seu trabalho. O gestor passa os dados da escola para o Educacenso [ferramenta que compila as informações nacionais obtidas pelo censo], e este dados servem como subsídios para ele avaliar como está sendo sua gestão e quão eficiente estão sendo os programas realizados na escola”, destaca a coordenadora.

A programação contou ainda com palestras sobre a importância da informação para a construção das políticas públicas no processo de alfabetização, formação de professores e ensino, bem como para subsidiar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a qualidade da educação. 

Segundo o diretor de Estatística do Inep, Carlos Eduardo Moreno, as regiões norte e nordeste têm suas peculiaridades estatísticas e precisam sempre de atenção especial para essa diversidade.

“Qualquer indicador social que você analise vai apontar desigualdades regionais e até intrarregionais, que são entre os municípios de um Estado. As regiões norte e nordeste têm uma diferença na maioria desses indicadores sociais quando comparados com outras regiões do Brasil, entretanto nestas regiões são encontradas experiência maravilhosas de avanços educacionais e sociais”, explicou o diretor de estatística do Inep.

Para o coordenador do Cepe, Cezar Brito, o evento serve para a conscientização dos gestores sobre a coleta de dados para o censo. “Queremos mostrar aos gestores o que esses dados representam para cada escola e importância de se prestar os dados corretos para o censo, porque todos os programas do governo federal e estadual são pautados pelo levantamento do Censo Escolar”, frisou.

A diretora-adjunta da Escola Estadual Doutor Murilo Braga, Maria do Socorro, viu o encontro como uma oportunidade de melhoria para a escola, que fica no município de Mazagão e atende alunos do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É importante debater o ensino educacional e estarmos sempre inteirados sobre as mudanças de leis e o melhoramento da educação. É importante debater para buscar o crescimento de nossos alunos”, ressalta a diretora-adjunta.

O Censo Esocolar

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991 ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

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