segunda, 26 de setembro de 2016 - 18:35h
Plano de Comunicação para Unidades de Conservação começa a ser elaborado
Participantes também assistiram palestras sobre comunicação institucional, e experiências de outras unidades
Por: Anne Santos
Foto: Alex Silveira
Gerentes das Unidades de Conservação e técnicos do Governo do Estado participaram da oficina

As Unidades de Conservação (UCs) são áreas protegidas para manter a diversidade biológica e promover o uso dos recursos naturais sustentáveis. Para que a população conheça o papel e a importância desses locais, o Governo do Amapá, em parceria com a Conservação Internacional do Brasil, está trabalhando na construção de um Plano de Comunicação para as UCS. Para isso, uma oficina para construção de diretriz para comunicação efetiva das Unidades de Conservação, foi realizada, nesta segunda-feira, 26. 

O Amapá possui cinco unidades estaduais que visam preservar o ecossistema amapaense: a Floresta Estadual do Amapá, a Reserva Biológica Estadual do Parazinho, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru e as Áreas de Proteção Ambiental do Curiaú e da Fazendinha. 

Os gerentes das Ucs e técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Comunicação (Secom) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participaram da elaboração do plano que objetiva promover a integração das atividades entre as unidades e os órgãos ambientais, além de divulgar as ações realizadas nos locais.

Na ocasião, diversos problemas enfrentados pela unidade para conseguir uma comunicação interna e externa efetiva foram levantados. Os participantes também compartilharam a realidade de cada UC e o que esperam para melhoria e integração das unidades. 

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, o Plano é um guia para todas as unidade e órgãos ligados ao assunto. “É uma oficina para montarmos as diretrizes de comunicação que nortearão as unidades no desenvolvimento e divulgação e atividades efetivas para os moradores e a sociedade”, disse. 

Os participantes também assistiram palestras sobre comunicação institucional, e experiências de outras unidades. A assessora técnica da Sema, Adriana Laura, que atua na Apa do Curiaú, participou da oficina e encontrou no espaço um ambiente de socialização e integração. “Aprendi que é possível juntos melhorarmos o relacionamento entre as unidades, órgãos e levar o conhecimento sobre as UCs para a sociedade por meio da comunicação”, informou. 

Após a finalização do plano, os órgãos e unidades colocarão em prática as ações planejadas.  “Estabelecemos ações, metas e prazos para a realização das atividades. Esse é foi o produto que encontramos para melhorar a comunicação nessas unidades”, explicou o coordenador de projetos da ACI, Josinei Garcia.

A ACI

A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos que atua em mais de 30 países com o objetivo de promover o bem-estar humano e no fortalecimento do cuidado sustentável da natureza. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá