sábado, 29 de julho de 2017 - 10:19h
Projeto “Empreendedor em Ação” da Afap chega ao bairro Pedrinhas
Agência de Fomento do Governo do Amapá vai atender 22 bairros com palestras e orientações sobre linhas de financiamento.
Por: Patryck Almeida
Foto: Patryck Almeida
Equipe da Afap recebeu os empreendedores na Escola Estadual Raimunda Virgolino, Zona Sul da capital

Empreendedores do bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá, receberam na sexta-feira, 28, a equipe técnica da Agência de Fomento do Amapá (Afap), na 2ª edição do projeto ‘Empreendedor em Ação’. Com palestras e orientações sobre linhas de financiamento, a instituição financeira do Governo do Estado apresentou oportunidades para quem quer começar ou investir em alguma atividade econômica.

Com a meta de atender 22 bairros da capital, com palestras no turno da noite, a Afap levou o encontro desta vez para a Escola Estadual Raimunda Virgolino. A ação atraiu José Cardoso, vendedor de sorvetes e doces na porta do colégio. “Já fiz cinco financiamentos e aproveitei que eles estavam aqui para buscar mais um. Sem essa ajuda da Afap a gente não consegue crescer”, recomendou o empreendedor de 59 anos.

Rosemeire Pinto também aproveitou a oportunidade para saber como pode melhorar o espaço onde vende lanches. Recém-chegada a Macapá, ela diz que vai tentar um financiamento para comprar utensílios de cozinha. “Vendia coxinhas e outros salgados em Belém e não trouxe nada pra cá. Estou começando do zero e preciso de panelas, estufa, fritadeira, da estrutura mínima né?”, comentou sorridente.

A empreendedora conta com a ajuda da amiga Hulda Mara, que iniciou a venda de salgados em frente à escola. As duas trabalham juntas para transformar o negócio em um restaurante de comidas típicas. “É nosso sonho, e com a ajuda da Afap, vamos conseguir. Hoje, a gente trabalha com uma estufa emprestada, mas tenho fé em Deus que vamos melhorar”, falou emocionada.

De acordo com o gerente de crédito da Afap, Cleison Souza, a ideia de estar mais perto dos empreendedores surgiu da orientação do governador Waldez Góes, de incentivar a geração de emprego e renda. “Nossa intenção é fazer esse fomento mudar a vida das pessoas para melhor. Temos a missão de promover empreendedorismo em todos os cantos do Estado, e assim, atender a finalidade econômica e social de nossa instituição”, explicou.

Ao todo, a Afap oferece 20 linhas de financiamento para pessoa física e jurídica, utilizando recursos próprios e fundos estaduais. O acesso ao crédito se torna atrativo por conta das taxas de juros mais baixas e prazos para pagamento flexíveis em comparação com outros bancos convencionais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá